Perceção do Stress no Trabalho

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O impacto do stress no local de trabalho

Embora o nosso corpo esteja projetado para lidar com situações stressantes, o stress prolongado e impiedoso tem um grave impacto na saúde física e mental. Este pode levar a mais tempo sem trabalhar, a uma perda de produtividade e à redução da motivação — todas as quais levam a um acumular ainda maior do stress sob o qual já se encontra. O truque é aprender a quebrar o ciclo, detetando quando a resposta do corpo ao stress se tornou uma ocorrência diária, ao invés de uma reação útil.

A forma de lidar com o stress raramente tem uma solução simples, mas isso não significa que deve aceitar a forma como o stress crónico o faz sentir. Manter o seu corpo numa condição ótima através de uma dieta equilibrada e exercício regular é uma forma excelente de melhorar a sua capacidade de lidar com o stress. Contudo, não é necessário passar horas no ginásio. O segredo é adotar uma abordagem equilibrada, especialmente quando a sua carga de trabalho atingiu subitamente patamares incontroláveis, tudo graças aos prazos de entrega apertados de final de ano, e a sua moral foi, literalmente, por água abaixo graças ao tempo impiedoso.

O SE e o stress

Felizmente, todos temos um sistema biológico incorporado, o qual está projetado para manter o equilíbrio — o sistema endocanabinoide (SE). Curiosamente, o Departamento de Psicologia da Universidade da Colúmbia Britânica propôs que o sistema endocanabinoide "pode combater os efeitos do stress prolongado”.

A sua conclusão anda de mãos dadas com as evidências de que o CBD, um canabinoide que se encontra no cânhamo, media o SE, exercendo "efeitos benéficos sobre várias condições patológicas”. Como tal, cada vez mais estudos estão a ser realizados para elucidar sobre como a estimulação do SE com o CBD pode ser benéfica para patologias relacionadas com o stress crónico.

Dicas úteis para lidar com o stress relacionado com o trabalho

Embora o exercício e a dieta possam ajudar a gerir o impacto físico do stress, é difícil saber por onde começar quando se está a lidar com sintomas psicológicos. Abaixo encontrará ações e atividades simples que podem ajudar.

1. Planear e priorizar

Ainda que seja uma pessoa muitíssimo organizada, o caos dos prazos de entrega apertados do fim de ano podem criar um turbilhão. É crucial identificar o que é, e o que não é, essencial para manter a sua carga de trabalho sob controlo.

Assim que tiver destacados os projetos secundários que podem aguardar, certifique-se de que informa o resto da sua equipa ou chefe, oferecendo um período de tempo razoável para a conclusão. A sua carga de trabalho não só parecerá mais fácil de gerir, como também irá precaver-se contra quaisquer surpresas repentinas ou expetativas irrealistas do seu patrão.

2. Não tenha medo de falar

Falar, especialmente quando está a sentir-se stressado, é de importância vital. A não ser que seja o único membro de qualquer escritório, pode apostar que os seus restantes colegas de trabalho estarão a sentir o mesmo. E, a não ser que o seu patrão se transforme num tirano de fim de ano, ele irá reconhecer a importância de uma força de trabalho feliz e motivada.

Informe-os sobre as preocupações que tem sobre a carga de trabalho e prazos. Muito frequentemente, há espaço para estabelecer compromissos, os quais não prejudicarão a sua posição no local de trabalho.

3. Arranje tempo para si

Embora talvez não seja realista reservar umas férias de duas semanas nas Bahamas para ajudar a desanuviar, uns meros dez minutos de meditação consciente podem fazer milagres. Alternativamente, experimente dar uma caminhada durante a pausa de almoço ou proporcionar tempo suficiente para si durante a noite para por em dia as suas séries favoritas do Netflix.

4. Tenha algo pelo qual ansiar

Mimar-se não precisa de ser um gesto majestoso. Algo tão simples como reservar uma mesa com o seu par pode fazer com que uma semana de trabalho seja um pouco mais fácil de gerir. Ao invés de se focar no prazo de entrega iminente, há uma atividade, objeto ou evento pelo qual ansiar.

5. Concentre-se no lado positivo

É muito fácil ir-se abaixo com tudo o que corre ou poderá correr mal. Este fator torna-se ainda mais comum quando há pressão e os níveis de stress estão nos píncaros. A realidade é que os êxitos no trabalho não são exclusivos dos projetos enormes, é tudo uma questão de aprender a detetá-los.

Durante um período de trabalho movimentado, experimente, ao final de cada dia, pensar em algo que tenha alcançado e que o deixa feliz. Aperceber-se-á rapidamente de que mesmo que a sua carga de trabalho tenha duplicado, ainda estará a fazer progressos.

Podem parecer simples, mas os passos supra podem fazer milagres quando o objetivo é mantê-lo motivado e dentro dos prazos previstos nos apertos de fim de ano. Pode ser necessária uma, duas, ou todas as dicas mencionadas, mas não tenha medo de experimentar uma combinação e de ver o que funciona para si.

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